MEXICANO 3X6

Foi premissa norteadora do projeto que aqui se apresenta o máximo aproveitamento do espaço, a fim de acomodar um bar/lanchonete em enxutos 22,35 m2.

 

Outro ponto fundamental foi a criação de atmosfera que fizesse referência à temática do estabelecimento, através, principalmente, da utilização de cores vibrantes presentes na arquitetura vernacular mexicana. Com elementos rústicos, vegetação e o tipo de iluminação, se buscou um ambiente acolhedor.

 

Escolhido o nome "El Hombre Lobo", foi solicitado pelos clientes uma referência à Lua. A ideia foi fazer alusão de forma abstrata e lúdica criando diversos pequenos pontos de luz e uma luminária maior que seriam, respectivamente, o céu estrelado e a Lua.

A aeração do espaço foi melhorada por meio de ventilação cruzada com a disposição de novas janelas. Para garantir privacidade aos diferentes usos que coexistem no lote (residencial e bar/lanchonete) foi prevista chapa metálica perfurada na janela pré-existente voltada para a residência, limitando a permeabilidade visual, embora permitindo a passagem de ar. Seguindo o mesmo cuidado, a outra janela fixa com passagem de ar criada na mesma parede possui vidro translúcido.

Área: 22,35 m²

Ano projeto: 2017/2018

Local: Caieiras - SP

Colaboradora: Arq. Caroline Almeida Souza